De vez em quando o único remédio é sair de cena para o show continuar. Aprender a ser ausência quando tudo já foi dito, cobrado, explicado. Deixar de ser insistência para ser abstinência.
Controlar o próprio impulso pode parecer simples, mas é uma das coisas mais difíceis de se conseguir. Tantas oportunidades de ser feliz aconteceram lá fora e a gente teimando em se fixar na pessoa que foi embora.
É preciso entender que enquanto nós insistimos em verificar os horários em que o outro " visualizou por último " a mensagem que lhe enviamos, muita coisa está acontecendo e sendo deixada para trás.
É claro que no inicio vai ser mais difícil - não é de uma hora pra outra que o coração entende as mudanças de planos - mas aos poucos, bem aos poucos, a gente aprende a fazer falta.
Desaparece do mapa de quem sabe onde te encontrar e até o momento não se importou; de quem teve todos os seus sorrisos e nunca os valorizou.
Afasta-te de quem te disse inúmeros "nãos"; de quem nunca acreditou em ti, de quem pouco se relacionou e muito se cansou.
Desaparece do mapa de quem vive com dúvidas e nunca te teve como certeza; de quem não aprendeu a remar junto e agir com gentileza.
Aprende a fazer falta pra quem já se habituou à tua presença e desaprendeu a sorrir quando tu te aproximas. Para quem se esqueceu como é boa tua companhia e prefere se refugiar numa vida fria.
Aprender a fazer falta é segurar o impulso de vasculhar, de procurar, de perguntar. É travar a vontade de entender o que não dá mais para explicar ou de justificar o que não merece perdão.
Fazer falta é não ligar, não mandar mensagens. É sair para se divertir com os amigos, dar uma corrida no parque, respirar fundo e encontrar sentido na solidão. É relaxar para o pensamento acalmar, é desistir de parecer bem quando não se está bem, é cortar o cabelo para renovar o espírito, é ficar longe do telefone enquanto se toma uma bebida e se aprecia a beleza do mar. É, acima de tudo, agir com esquecimento e indiferença para quem sempre pareceu esquecer-se de ti.
Nem sempre quem está ao seu lado está contigo. Quando sumimos, quando deixamos de correr atrás de alguém e nos afastamos, nós descobrimos se realmente fazemos falta na vida dessa pessoa. Quando sumimos nos descobrimos o quanto a nossa presença é importante, ou não. Sumir é uma estratégia arriscada, eu sei. Mas também define muita coisa mal resolvida. Também traz as respostas que muitas vezes buscamos e nem sempre encontramos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário