quinta-feira, 20 de abril de 2017

Quem quer arruma um jeito, quem não quer arruma uma desculpa...


Quem quer não adia, aparece. Quem quer te ver agora, não vai deixar pra amanhã, mesmo que a distância seja incalculável ou já seja tarde pra isso. Quem quer, não deixa pra depois o que pode ser feito agora. Quem quer ficar, fica sem que a gente precise implorar. Quem quer cuidar, simplesmente cuida. Quem quer, provavelmente não vai suportar a saudade, não vai poupar sentimento e entrega pra te ter.
Quem quer, arruma um jeito. Quem sente vontade, faz saudade virar encontro, faz cinema virar motel, faz o cansaço virar amasso, faz dias frios mais quentes. Quem quer é capaz de viajar 100 quilômetros só pra te ver, e não interessa se o tempo fechou tão rápido, quem quer não vai pensar duas vezes em te ver hoje ou deixar pra próxima semana. Quem quer, não vive de conversas, não perde tempo, não arruma mil e uma desculpas pra justificar que não vai dar pra te ver hoje porque o dia foi cansativo demais.
Quem tem saudade do teu sorriso não se contenta só em ouvir a tua voz pelo celular, quem quer estar com você sentirá necessidade de te ver pra conversar sobre como foi o seu dia, sobre todas as coisas que te fez perder a cabeça e vai entender que é melhor te abraçar nos momentos mais difíceis do que te mandar um ”fica bem” por mensagem. Quem quer te fazer bem, vai bater na tua porta com chocolates que comprou no meio do caminho pra tua casa e cervejas – é que o dinheiro era pouco e o vinho era caro. Quem quer realmente te ver, não esperará por um feriado ou por dias melhores que não tenham provas, nem muito trabalho pra fazer.
Quem quer te ver, não vai se lamentar, vai vestir a roupa mais próxima e sair com sorriso mais sincero ao teu encontro. Quem quer, não vai reservar um tempinho pra você ou um horário fixo pra te ver, vai te reservar a vida e vai te ensinar que quando a gente ama, a gente não mede esforços, a gente não quer o outro pra preencher aquele espaço que sobra na cama ou aquele tempo vago nos finais de semana. Quando a gente quer, a gente aceita o outro pra somar na vida, pra abrigar e torna-se abrigo, pra unir dois mundos.
Quem quer ficar, vai fechar os olhos em teu peito e permitir, sem medo, acordar só noutro dia. Quem quer, vai fazer corpo mole pra não levantar da cama e não sair da tua vida, vai roubar tuas manhãs, vai jogar os braços por cima de você e quando você perguntar se a posição da tua cabeça tá doendo nele, ele vai te responder que não. Quem quer ficar na tua vida, não pensará duas vezes antes de entrar. Ficará pro café da manhã e se possível pro jantar, é que o gosto do teu beijo vicia e ele seria burro em não prová-los ao máximo.
Quem quer ficar, vai encostar a cabeça em teu ombro e vai te deixar descobrir todos os medos e segredos, erros e defeitos, vai apertar a tua mão pra tentar te dizer algo em silêncio, e vai se despedir de você sem te tirar nada, te permitindo a liberdade e te deixando com aquela sensação de querer viver tudo e mais um pouco ao lado dela. Quem quer você, tem vontade de te repetir, de tomar todos os gostos com teu sabor, de provar todas as aventuras com você sem te dizer que precisa pensar, sem te dizer: ”hoje não dá”, ”deixa pra amanhã”, ”não tô a fim”. Porque quem quer, arruma um jeito. Quem não quer, arruma uma desculpa.

A todas as pessoas que desistiram de mim...

Obrigado por desistir de mim, obrigado por nunca ter acreditado que eu seria capaz. Se não fosse pela tua constante desaprovação e rejeição, eu não teria encontrado a minha própria voz, nem a coragem e a força para lutar contra vozes contrárias e finalmente seguir a minha própria.
Obrigado por não ter esperado por mim quando eu precisava de alguém paciente ao meu lado, obrigado por não ter me dado uma chance quando eu precisava de uma oportunidade. Obrigado por involuntariamente me empurrar e me guiar para um lugar melhor, por me empurrar para encontrar pessoas melhores que acreditaram em mim e me aceitaram, e obrigado por me dar uma razão para me afastar de ti pra sempre - uma razão para nunca olhar para trás.
Obrigado por não ter sentido a minha falta quando eu fui embora, obrigado por não ter tentado me reconquistar, obrigado por me mostrar como eu não significava nada para ti. Você me mostrou que o mundo pode ser cheio de mentiras, que as pessoas conseguem ser falsas, que nada sobre ti era real e que nunca tivemos nada em comum.
Obrigado pelas tuas mentiras, porque me mostraram a verdade, e obrigado pela tua partida, porque me forçou a procurar novos começos, a encontrar novas estradas e a deixar de lado o passado que você fazia parte.
Obrigado por ter tentado me convencer que eu era uma pessoa difícil de amar, obrigado por me substituir por outras pessoas, porque isso me ensinou a ver o meu valor. Eu mereço ser aceita com todas as minhas falhas, mas mais do que tudo, obrigado por me mostrar que eu não te mereço.
Obrigado por desistir de mim quando eu precisava de ti. Obrigado por ter me colocado pra baixo quando pensei que você ia me levantar, e obrigado por ter fechado a porta quando eu precisava de um refúgio para entrar.
Você me ensinou como sobreviver, como depender só de mim e como encontrar a felicidade longe de alguém sem caráter como você. Você me mostrou que não é aquilo que você ou outra pessoa pensa sobre mim que me define. Você me mostrou que eu posso redefinir a mim e a minha vida.
Obrigado por sair da minha vida, agora eu sei que te perder era a única maneira de me encontrar, agora eu sei que precisava que você desistisse de mim para que eu nunca mais pudesse me conformar com alguém que facilmente me deixaria ir.
Obrigado por desistir de mim no momento em que eu mais precisava de você, em vez de me destruir eu me ergui, em vez de me fazer chorar, você me fez sorrir .
E estou a sorrir porque o que você pensava ser uma tragédia acabou por ser o meu final feliz, e o que você pensava ser o meu final, acabou por ser o meu começo.


domingo, 16 de abril de 2017

Sobre Jesus...

E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. 
Marcos 16:15-16






Aprende a fazer falta... Principalmente pra quem sabe onde te encontrar!

De vez em quando o único remédio é sair de cena para o show continuar. Aprender a ser ausência quando tudo já foi dito, cobrado, explicado. Deixar de ser insistência para ser abstinência.
Controlar o próprio impulso pode parecer simples, mas é uma das coisas mais difíceis de se conseguir. Tantas oportunidades de ser feliz aconteceram lá fora e a gente teimando em se fixar na pessoa que foi embora.
É preciso entender que enquanto nós insistimos em verificar os horários em que o outro " visualizou por último " a mensagem que lhe enviamos, muita coisa está acontecendo e sendo deixada para trás.
É claro que no inicio vai ser mais difícil - não é de uma hora pra outra que o coração entende as mudanças de planos - mas aos poucos, bem aos poucos, a gente aprende a fazer falta.
Desaparece do mapa de quem sabe onde te encontrar e até o momento não se importou; de quem teve todos os seus sorrisos e nunca os valorizou.
Afasta-te de quem te disse inúmeros "nãos"; de quem nunca acreditou em ti, de quem pouco se relacionou e muito se cansou.
Desaparece do mapa de quem vive com dúvidas e nunca te teve como certeza; de quem não aprendeu a remar junto e agir com gentileza.
Aprende a fazer falta pra quem já se habituou à tua presença e desaprendeu a sorrir quando tu te aproximas. Para quem se esqueceu como é boa tua companhia e prefere se refugiar numa vida fria.
Aprender a fazer falta é segurar o impulso de vasculhar, de procurar, de perguntar. É travar a vontade de entender o que não dá mais para explicar ou de justificar o que não merece perdão.
Fazer falta é não ligar, não mandar mensagens. É sair para se divertir com os amigos, dar uma corrida no parque, respirar fundo e encontrar sentido na solidão. É relaxar para o pensamento acalmar, é desistir de parecer bem quando não se está bem, é cortar o cabelo para renovar o espírito, é ficar longe do telefone enquanto se toma uma bebida e se aprecia a beleza do mar. É, acima de tudo, agir com esquecimento e indiferença para quem sempre pareceu esquecer-se de ti.
Nem sempre quem está ao seu lado está contigo. Quando sumimos, quando deixamos de correr atrás de alguém e nos afastamos, nós descobrimos se realmente fazemos falta na vida dessa pessoa. Quando sumimos nos descobrimos o quanto a nossa presença é importante, ou não. Sumir é uma estratégia arriscada, eu sei. Mas também define muita coisa mal resolvida. Também traz as respostas que muitas vezes buscamos e nem sempre encontramos. 

Quando pensar em desistir..

Quando você pensar em desistir, olhe para o lado que realmente importa, o lado de dentro, e então se pergunte qual é a sua razão maior, o seu porquê, o motivo que te fará mais forte e mais capaz do que qualquer porém. Do que qualquer pesar. E vai.
Quando você pensar em desistir por causa deles, olhe para eles, e se pergunte quando foi que você deixou de ser importante para si mesmo, quando foi que a imagem refletida do outro lado do espelho deixou de ser a sua, quando foi que opiniões, críticas e julgamentos de quem nunca realmente parou para te olhar de verdade invadiram a sua vida e domaram as suas escolhas dessa maneira. E então deixe ir o peso do outro. Foque no que te fortalece. Mire no que te faz leve. E vai.
Quando você pensar em desistir por causa das circunstâncias, se pergunte qual é o propósito de tudo, da onde vem o aprendizado, o grande legado, o motivo que te fará agradecer mesmo quando a tristeza vier. E então se concentre no lado bom de todas as coisas, na sabedoria do universo, na certeza de que amanhã é sempre outro dia e que não há sofrimento ou dificuldade que dure para sempre. E vai.
Quando você pensar em desistir por causa de si mesmo, se pergunte quem é você e qual é a sua missão nesse mundo. E então avalie se o desistir tem a ver com ser forte, sábio e consciente (porque às vezes desistir exige mesmo uma coragem imensa) ou se é só uma maneira covarde de fugir da batalha antes mesmo da luta. E se for por falta de tentativa, e se for por medos e receios de não ser capaz, encontre dentro de si mesmo a força que te move a levantar da cama todos os dias. E vai.
Quando você pensar em desistir por causa do tempo, se pergunte o que realmente importa na vida: a direção ou a velocidade. E então comece a olhar para todas as coisas com a curiosidade e a aventura da criança e a sabedoria e a experiência do idoso. Do tempo passado, pegue o que te faz melhor, inspire-se no que te faz sorrir, orgulhe-se das cicatrizes, colecione histórias, mas siga em frente. Do presente nasce o recomeço. E o tempo nos ensina que nunca é tarde demais. Agarre-se na infinidade do agora, seja presente de corpo, alma e coração. Faça sempre o seu melhor. Seja sempre o seu melhor. Não dê demasiada importância a um futuro que você nem sabe se vai chegar. Vista o seu melhor sorriso, confie na força da sua intuição. Arregace as mangas. Tire o sapato. Deixe o vento bater no rosto. Deixe despentear.
E vai.
Quando você pensar em desistir, quando o barco virar e o mar estiver revolto demais, quando a única alternativa que restar de tudo isso for lutar ou morrer, agarre-se na sua fé, acredite no seu milagre, pule nas águas. E nade.
Quando você pensar em desistir, justamente porque não sabe nadar, olhe para o mundo com gana de herói, com olhos de quem desafia o impossível e faz valer a pena cada segundo da vida.
E pula na água.
Pula na água.

Quando a gente não sabe o que fazer, a gente aprende.

sábado, 15 de abril de 2017

“Não se mede caráter por aparência, nem felicidade por sorriso…”


Com o tempo a gente aprende que o valor de uma pessoa está muito além das camadas de roupas que ela usa ou dos quilos de maquiagem que ela abusa. Que não é possível medir sua generosidade, bondade e amizade apenas observando o clube que ela frequenta ou o sapato que ela ostenta. Que jamais poderemos calcular seu caráter observando apenas seu cabelo engomado ou seu closet lotado.
É preciso não buscar na aparência aquilo que só uma alma nobre pode oferecer. Não buscar no charme de um olhar aquilo que só um coração livre de rancor pode dar. Não procurar no número de likes do Facebook aquilo que só um bom caráter pode proporcionar.
Com o tempo a gente também aprende que algumas dores podem ser escancaradas numa boa, enquanto outras não; que nem toda tristeza tem permissão de ser exibida; e que nem todo sorriso encerra uma alma feliz.
Descobrimos então que a fachada de uma pessoa abriga muitas outras coisas além daquelas que poderíamos supor; que ao nos depararmos com um sorriso, nem sempre estamos diante de uma alegria verdadeira; e que a beleza não é requisito para julgarmos a nobreza ou o caráter de alguém.
A frase do título é da atriz e cantora Taylor Momsen. Me deparei com ela na internet e imediatamente me identifiquei. Porque a gente tem mania de julgar demais. Avaliamos o livro pela capa, o shampoo pelo frasco, o jeans pelo preço da etiqueta, o crush pela popularidade. E esquecemos que caráter e conteúdo não vêm com rótulos. Ao contrário, é preciso ultrapassar a barreira da aparência se quisermos conhecer a essência.
É claro que uma embalagem bonita atrai olhares. Mas depois que o presente é aberto, e o papel amassado é deixado de lado, resta somente aquilo com que teremos de lidar de fato. E popularidade, moedas no cofrinho ou vestido novinho não significam nada quando se trata de caráter e bondade.
É preciso romper a barreira da aparência. Desvendar o que há por trás do sorriso constante ou da vestimenta arrogante. Descobrir que de uma aparência inadequada podem surgir grandes surpresas, e que um sorriso doce pode esconder algumas tristezas.
Ouse acreditar que há o que ser descoberto por trás das cortinas da aparência. Talvez seja hora de aceitar aquele convite para um chopp com o mocinho desengonçado do trabalho, ou parar de sonhar acordada com o viciado em selfies da faculdade. Nem tudo é o que parece ser, e a gente tem que aprender a olhar nos olhos e acreditar que, mesmo que faltem argumentos, o essencial mora no lado de dentro…

Feliz Páscoa!!



Páscoa é renascimento, é passagem,
É mudança e transformação,
É ser de novo um mesmo ser
Que recomeça pela própria libertação.
Fica para trás uma vida cheia de poeira
E começa agora um novo caminhar
Cheio de luz, de fortalecimento,
Esperanças renovadas.
Um arco-íris rasga o céu e parece 
Balbuciar que Jesus ressurgiu para nos 
Provar que o amor incondicional existe, 
Assim como a vida eterna.

Nós nem sempre ficamos com os amores de nossas vidas ( E isso é normal)

Eu acredito em grande amor.
Mas falo e namoro como se não acreditasse.
Eu não tenho expectativas fúteis para romance. Eu não busco flutuar. Eu sou um daqueles indivíduos raros, talvez um pouco cansados, que realmente gosta de cultura, de conexão, e é feliz por viver em uma época em que a monogamia não é necessariamente a norma.
Mas eu acredito em grande amor, porque já tive um.
Eu tive esse amor que tudo consome. O amor do tipo: " eu não posso acreditar que isso existe no mundo físico."
O tipo de amor que irrompe em um incêndio incontrolável e então se torna brasa que queima em silêncio, confortavelmente, durante anos. O tipo de amor que escreve romances e sinfonias. O tipo de amor que ensina mais do que você pensou que poderia aprender, e dá de volta infinitamente mais do que recebe.
É amos do tipo "amor da sua vida".
E acredito que funciona assim:
Se você tiver sorte, conhecerá o amor da sua vida. Você estará com ele, aprenderá com ele, dará tudo de si mesmo a ele e permitirá que a sua influência te mude em medidas insondáveis. è uma experiencia como nenhuma.
Mas aqui está o que os contos de fada não vão te dizer - às vezes encontramos os amores de nossas vidas, mas não conseguimos mantê-los.
Nós não chegamos a nos casar com eles, nem passar anos ao lado deles, nem seguraremos suas mãos em seus leitos de morte depois de uma vida bem vivida juntos.
Nós nem sempre conseguimos ficar com os amores de nossas vidas, porque no mundo real, o amor não conquista tudo. Ele não resolve as diferenças irreparáveis, não triunfa sobre a doença, ele não preenche fendas religiosas e nem nos salva de nós mesmos quando estamos perdidos.
Nós nem sempre chegamos a ficar com os amores de nossas vidas, porque às vezes o amor não é tudo que existe. Às vezes você quer uma casa em um pequeno país com três filhos e ele quer uma carreira movimentada na cidade. Às vezes você tem um mundo inteiro para explorar e tem medo de se aventurar fora de seu quintal. Às vezes você tem sonhos maiores do que o outro.
Às vezes, a maior atitude de amor que você pode possivelmente tomar é deixar o outro ir.
Outras vezes, você não tem escolha.
Mas está aqui outra coisa que não vão te falar sobre encontrar o amor da sua vida: não terminar com ele não desqualifica o significado.
Algumas pessoas podem te amar em um ano mais do que outras poderiam te amar em cinquenta anos. Algumas pessoas podem ensinar-lhe mais em um único dia do que outras durante toda sua vida.
Algumas pessoas entram em nossas vidas por um determinado período de tempo, mas causam um impacto que mais ninguém pode igualar ou substituir.
E que somos nós para chamar essas pessoas de algo que não seja "amores de nossas vidas"?
Quem somos nós para minimizar a sua importância, para reescrever suas memórias, para alterar as formas em que nos mudaram para melhor, simplesmente porque nossos caminhos divergiram? Quem somos nós para decidir que precisamos desesperadamente substitui-los - encontrar um amor maior, melhor, mais forte, mais apaixonado que pode durar a vida toda?
Talvez nós apenas deveríamos ser gratos por encontrar essas pessoas em tudo.
Por termos chegado a amá-las. Por termos aprendido com elas. Por nossas vidas terem expandido e florescido como resultado de tê-las conhecido.
Encontrar e deixar o amor de sua vida não tem que ser a tragédia de sua vida.
Deixá-lo pode ser sua maior benção.
Afinal, algumas pessoas nunca chegam a encontrá-lo.